O Palácio dos Azulejos é um edifício histórico localizado no Centro da cidade de Campinas, no cruzamento das ruas Ferreira Penteado e Regente Feijó. Tem esse nome em função de seu revestimento de azulejos portugueses no pavimento superior. Foi construído em 1878, para servir de moradia a Joaquim Ferreira Penteado, barão de Itatiba.
Foi construído em taipa de pilão e tijolos, sendo sua fachada revestida com azulejos portugueses, em estilo neoclássico inovando o panorama da cidade. Sua construção contou também com materiais importados como: mármores, tintas, lustres, dentre quais estão azulejos portugueses, cristais belgas, lustres franceses e mármores italianos, um luxuoso palácio.
O edifício tombado pelo IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPACC, foi doado em 1908 pela família do Barão, que então passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Campinas e o Fórum da cidade até 1968. Em seguida passou a ser controlado pela SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) que em 1990 novamente troca de domínio e da lugar á Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, passando a abrigar o Museu da Imagem e do Som - MIS, e parte do Arquivo Municipal.
Atualmente o MIS permanece no local, mas infelizmente sofre com a falta de reformas, em 2004 a PETROBRAS patrocinou um projeto de revitalização do edifício, mas não foi o suficiente, pois algumas partes do local se encontra em condições precárias.
Endereço:
Rua Regente Feijó, 859 - Centro, Campinas - SP, 13013-051
Horário de visitação: 09:00 - 20:00
Site: www.miscampinas.com.br
Ajude o MIS
Banco Itaú
Ag. 4518
Conta: 08594-1
Gabriel Zanardelli Vince Esgalha
Maiores informações
Gabriel Vince
Telefone: (19) 9747-6156
www.miscampinas.com.br/apoie-o-mis.php
Fontes e Referências:
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=14
http://www.rac.com.br/_conteudo/2013/06/especiais/campinas/74447-historia-e-arquitetura-em-pleno-centro-da-cidade.html
http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/ferreira_penteado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário