A Estação Cultura de nome oficial "Prefeito Antônio da Costa Santos" é conhecida por diversos nomes tais como: "Estação Central de Campinas" , "Estação da Fepasa" ou "Estação de Campinas"
A Estação Ferroviária de nome oficial "Estação Cultura - Prefeito Antônio da Costa Santos" em homenagem ao ex-prefeito de Campinas assassinado em 10 de Setembro de 2001, foi inaugurada em 1872, na época, embora diferente e menor do que o prédio atual, já era a maior das quatro estações da linha da Companhia Paulista.
Em 1884, o antigo prédio foi desativado, tendo sido inaugurado, nesse mesmo ano, um novo prédio que sobrevive até hoje, a estação em meio a festas do centenário, sofreu uma grande reforma, dois anos depois de ser tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O velho prédio sobreviveu mais alguns anos, tendo sido finalmente demolido em 1889, pois não aguentou os danos causados por um enorme formigueiro sob suas fundações que o fez afundar, e também os danos causados por um grande temporal em 1883.
O novo prédio foi construído sobre o leito original dos trilhos, em frente à antiga estação; inicialmente, foi construída apenas o que é hoje a parte central da estação. Entre 1910 e 1915, um segundo corpo foi construído na ala oeste, além de ter sido instalada a cobertura da entrada principal com estrutura metálica, que aliás existe até hoje. E finalmente, nos anos 20, acrescentou-se todo o segundo pavimento da ala leste e o segundo andar da extremidade oeste, onde existem a sala de bagagens e a sala 67. Uma nova gare (estação de estrada de ferro) foi construída, com cobertura metálica e mais alta, por causa da eletrificação da linha, em 1922. Mais algumas pequenas alterações foram efetuadas nos anos 1930 e 1940.
A estação da Paulista de Campinas servia, a partir de 1913, como baldeação para a linha da Sorocabana, que vinha da sua própria estação em Vila Bonfim e seguia para Mairinque. Servia também como baldeação para os passageiros que se dirigiam para a linha da Mogiana, para o norte e nordeste do Estado
Trens de passageiros ainda passavam pela estação até 2001; desde 1999, ela era ponto de partida, e não mais de passagem, para os trens de passageiros da Ferrobam. Em julho de 2003, o espaço foi transformado em centro cultural, entre outros usos, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.
O edifício apresenta padrões arquitetônicos ingleses do século XX, no estilo gótico vitoriano :
Endereço:
Rua Francisco Teodoro, 1050 - Centro / Campinas SP - Fone: 19 37058000
Fontes e Referências:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/campinas.htm
http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/expedicionarios.html
http://www.campinas.sp.gov.br/prefeitura/link16.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário