Em meio à neblina da floresta úmida, o conjunto de ruínas de Chiapas mostra o engenho maia do século VII.
A profecia que o mundo acabaria em 2012 é atribuída ao famoso calendário dos maias, que compreende 5.125 anos e terminaria no dia 21 de dezembro de 2012. Sendo assim, Palenque é um testemunho real desta era clássica.
A cidade está a 191 quilômetros de San Cristóbal de Las Casas, no estado de Chiapas. A visita obrigatória se faz no Parque Nacional Palenque. A entrada dá direito a visitar o museu, que funciona de 10h às 17h e fecha nas segundas -feiras.
História
Palenque é uma cidade maia do Período Clássico encontra-se hoje no estado de Chiapas no México numa zona úmida e extremamente fértil chamado de terras baixas maias, o sitio vem sendo explorado desde o século XVIII dando uma grande ênfase para a decifração da escrita maia.
Esta cidade é conhecida pelo estilo arquitetônico diferenciado com construções em alvenaria de blocos de pedra, edifícios com as abóbodas sobressaltastes e múltiplas entradas,uma característica muito importante de Palenque é não possuem monumentos ilhados como estelas e altares, as representações dos governantes da cidade eram representados em murais de pedra ou feitos em estuque e colocados nos muros dos edifícios,muitos destas representações estão intactas até os dias de hoje.
O sitio arqueológico de Palenque tem uma grande importância devido ao Templo da Inscrições, porque é a tumba do Rei Pacal e do Grupo da Cruz formado pelo Templo da Cruz, Templo do Sol e o Templo da Cruz Foliada nestes templos estão os principais registros sobre as dinastias de Palenque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário