terça-feira, 25 de agosto de 2015

Moinho Povos Unidos - Holambra/SP

 Imagem
O Moinho Povos Unidos possui 38,60m de altura (mais 3m de subsolo), possui 10 andares, é o mais alto dentre os três moinhos brasileiros. Entretanto é incorreto dizer que é o maior moinho, já que o tamanho de um moinho é medido pelo tamanho de suas pás (de uma ponta a outra). 

O maior moinho brasileiro é o de Castrolanda, com 26m, depois o de Limeira, com 25m e o de Holambra por último, com 24m. A parte de madeira pesa cerca de 60 toneladas e a cabeça, 30.

O moinho Povos Unidos está localizado em Holambra interior paulista, a ideia da construção aconteceu depois da viagem do atual prefeito municipal Sr. Celso Capato a Castrolanda.

Depois de algumas reuniões em 2005 entre o prefeito e as pessoas responsáveis, a construção começou a ocorrer em 06 de outubro de 2006 e a Pedra Fundamental colocada em novembro, quando foram assentados os primeiro tijolos, pelo prefeito e membros da comissão. 

A inauguração aconteceu no dia 12 de julho de 2008, com uma grande festa. Entretanto, a obra estava inacabada, e ela terminou somente no fim do mesmo ano.
Curiosidades
Uma Cápsula do Tempo foi aberta para a população durante um mês, onde foram depositadas mensagens, noticias e outros para a posteridade. O objetivo é que ela seja aberta 100 anos depois (a partir da data que foi fechada), ou seja, em 12 de julho de 2108. Ela esta embutida na parede do terceiro andar.

Para mais informações acesse: http://goo.gl/FsMjav

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hospital Beneficência Portuguesa - Amparo/SP

Em 13 de março de 1892, reuniu-se, no teatro João Caetano, portugueses com a intenção de criar um grêmio de caráter recreativo e recreativo. Em 1896 ampliou-se a atuação do grêmio passando a Instituição de Beneficência, cujo caráter filantrópico veio posteriormente a ser reconhecido em três níveis: Municipal (1963), Estadual (1965) e Federal (1985). 

A pedra fundamental do local foi lançada em 24 de junho de 1899 e foi inaugurado a 25 de janeiro de 1907. O importante prédio, estilo “Manuelino”, lembra um navio, onde mastros, bandeiras e figuras representam o trabalho e dedicação da Colônia Portuguesa em beneficio da comunidade amparense, É uma das construções históricas mais bonitas da cidade de Amparo.

O local conhecido na cidade como prédio do Grêmio, abriga hoje um hospital e conta com muitas gravuras em salões de personalidades históricas portuguesas como Vasco da Gama, Camões, o rei D. Henrique e Pedro Álvares Cabral além de marcar uma época de ouro do plantio de café da cidade de Amparo. Apesar de ser um hospital a visitação pode ocorrer normalmente pois as áreas históricas são reservadas apenas para a visitação.






Fontes e referências: https://goo.gl/H8vrXi  - http://goo.gl/dqxMji

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Disneylândia dos robôs - Serra Negra/SP



A Disneylândia dos robôs foi fundada em 1989, seu criador Pedrinho Tomé de Passo fundo/RS aos 44 anos de idade vendeu seu carro e terreno em Campinas/SP e mudou-se para serra negra. Trabalhou durante 8 anos para construir os seus 40 brinquedos personalizados, sendo a sua primeira invenção e construção um Presépio Mecânico.

Dentre as atrações principais do local estão o Museu do Egito, Museu do relógio, Museu de armas, um caleidoscópio, torre do sol - uma torre com mais ou menos 30 metros de altura, entre outros. A intenção de Pedrinho sempre foi de universalizar a Disneylândia dos robôs, portanto ao entrarmos no local se deparamos com atrações históricas e famosas como por exemplo, o robô ciclista do filme E.T feito nos EUA, uma ave de ferro representando a África, uma piramide mecanizada representando o Egito, um soldado representando o Vietnã por conta de suas guerras, entre outros.

A Disneylândia opera hoje com aproximadamente 8 toneladas de sucata todas recicladas e reaproveitadas por Pedrinho, existem ainda aproximadamente 50 lampadas coloridas colocadas propositalmente em suas criações para dar mais alegria e cor as atrações e um gasto de quase 1500 quilowatts por mês. Segundo Pedrinho seus próximos objetivos a realizar são a construção de mais robôs e um castelo medieval.


Visitação
Diariamente das 08:00 às 18:00 Hrs
Finais de semana e feriados das 08:00 ás 19:00 Hrs

Rua Estevan Franco de Godoy, 314 - Centro (Próx. ao Teleférico) - Serra Negra/SP
Informações e excursões: (19) 3892-3716

Fontes e Referências: disneylandiadosrobos.com.br

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cristo redentor de Serra Negra / SP

O cristo redentor de serra negra impressiona pelo seu tamanho, são 6 metros de pedestal e 12 de estatua o que soma exatamente 18 metros de altura, somada a sua altura com o pico da Fonseca (local onde se situa instalada) obtém-se um total de 1098 metros de altitude.

Foi inaugurado em 06 de julho de 1952 (21 anos depois do original) e projetado por Otaviano Papaiz um marmoreiro de campinas, Otaviano foi responsável pela 1ª réplica do Cristo Redentor na década de 50, Papaiz e sua família foram responsáveis pela construção de mais de 250 Cristo Redentores no Brasil afora, dentre algumas cidades estão: São José do rio pardo - SP (a primeira cidade a receber o Cristo de Otaviano Papaiz); Serra negra/; Amparo /SP; Sertãozinho - SP Taubaté/SP; Pouso Alegre/MG; Poços de Caldas/MG, e finitas outras cidades.

A imagem é constituída por 92 peças, onde foram usadas oitenta toneladas de concreto, e a respectiva ferragem para sua armação. A cobertura destas despesas foi feita com a arrecadação da taxa de turismo e Hospedagem, recebida dos veranistas (ou turistas) através dos hoteleiros.

O projeto de lei inicial que seria encaminhado á câmara era para que se fizesse a construção de um monumento de cinco metros apenas, igual aos existentes em outras cidades vizinhas. Entretanto, a comissão de justiça da câmara, opinou para que fosse erigido um monumento com doze metros de altura além do pedestal o que foi aprovado pela Câmara, pela lei 81, de 30 de junho de 1950.

Aprovada essa lei, foi assinado um contrato de 15 de julho de 1950, pela prefeitura e logo a seguir foram iniciados os trabalhos de preparação e a abertura provisória da estrada. Todas as dificuldades e obstáculos foram vencidos com arrojo e sacrifícios, os operários resolutos e com uma fibra indomável, própria dos gigantes, que não dispondo de maquinários

adequados como elevadores, guindastes betoneiras e outros instrumentos necessários para esse tipo de construção, levaram em seus ombros a argamassa de concreto preparada em baixo e galgavam nada menos que setenta e dois degraus, iam depositar o material no interior da imagem, através de um andaime que alcançava dezessete metros de altura, a estrutura da base e seu pedestal foi toda assentada em pedra de granito.

Com a celebração de solene Missa Campal foi abençoada a imagem do Cristo redentor, à tarde na igreja matriz houve uma hora santa cantada pelos seminaristas em ação de graças. Dessa forma Serra negra demonstrou seus sentimentos tradicionalmente católicos.

Foi um acontecimento cheio de beleza, tendo produzido profunda impressão as autoridades religiosas e população que se aglomeravam ao redor da majestosa imagem do Redentor. Os sessenta seminaristas deram grande relevo a inauguração. A corporação musical dessa cidade alegrou o acontecimento, pode-se dizer que quase toda a população serrana alegrou o acontecimento e acompanhou os festejos com muito respeito e interesse, os que não puderam comparecer parra assistir a missa “in loco”, acompanharam-na pela rádio, Serra negra escreveu em sua história o mais lindo episódio de sua vida cristã.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Museu da Imagem e do Som de Campinas - Apoie esta causa!



O MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas), está diretamente ligado com a história já contada aqui no blog do Palácio dos Azulejos. Uma obra arquitetônica do século passado com certeza não aguenta os efeitos naturais de deterioração , portanto necessita de reformas e cuidados para manter-se.

A instituição enfrenta sérios problemas hoje em dia com a falta de manutenção, seus funcionários lutam para manter o prédio e seu acervo conservado e o que dificulta mais ainda este quadro é a falta de investimento público.

 Apoie o MIS

A instituição:

O MIS é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas.

Abrangendo setores de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos, Educação Patrimonial, acompanha a tendência geral do papel que os museus ocupam atualmente na sociedade, atuando como microcosmo social e possibilitando conhecimento à sociedade através da valorização de múltiplas atividades.