Após um vasto período de inatividade em 1946 o prefeito Joaquim de Castro Tibiriçá assinou o Decreto n 111, em 10 de janeiro de 1946, desapropriando cerca de 200 alqueires o equivalente a 4.375.982 metros quadrados (não há relatos do que aconteceu com a aréa durante os 13 anos de inatividade).
Com a obstinação de transformar o antigo campo de pousos em aeroporto, logo após o prefeito da cidade Tibiriçá conseguir as faixas de terra do campo de pouso e nas proximidades ele determinou a abertura e compactação das primeiras pistas, o governo de tibiricá também expandiu e melhorou as rodovias que davam acesso ao aeroporto.
O primeiro pouso oficial no local foi realizado em 1946 por uma aeronave Douglas DC-3, de prefixo PP-IBB, da pioneira Empresa Central Aérea Ltda, que servia a rota Rio e Janeiro-Campinas-Botucatu-São Paulo. O espaço para a aterrissagem tinha 1,5 mil metros de comprimento e 60 metros de largura. O terminal de passageiros era um barracão de madeira com pouco espaço e nada de conforto. Não havia telefone nem água no local.
A partir de julho de 1946, os caminhões-pipas da Prefeitura levavam água potável à área de Viracopos nos dias em que estavam previstos pousos de aeronaves. Para que os aviões descessem no aeroporto, os motoristas de Campinas eram convocados pelo rádio para que comparecessem ao local e ajudassem a iluminar a pista com os faróis dos carros. A medida servia para sinalizar ao piloto a largura e comprimento da pista.
Origem do Nome
De acordo com um levantamento feito pela Infraero, existem duas versões
para a origem do nome Viracopos. A primeira, diz a empresa, conta que no
início do século surgiu um desentendimento entre o pároco do bairro e
seus habitantes numa noite de festa. Houve bebedeiras e brigas, que
resultaram na quebra das barracas da quermesse da igreja, derrubadas
durante a confusão. A palavra usada pelo padre nos sermões, para se
referir ao acontecimento era “viracopos”.
Outra versão conta que no local hoje ocupado pelo aeroporto havia um bar onde tropeiros se encontravam para “virar copos”, descansar e trocar informações sobre viagens.
Outra versão conta que no local hoje ocupado pelo aeroporto havia um bar onde tropeiros se encontravam para “virar copos”, descansar e trocar informações sobre viagens.
Tragédia de 1961
Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um desastre ocorrido com um jato
Comet 4, prefixo LV-AHR, matou 52 pessoas — 40 passageiros e 12
tripulantes — no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Era o
voo 322 da companhia Aerolineas Argentinas. A aeronave vinha de Buenos Aires e fez uma escala em Campinas. Logo depois, seguiria para Trinidad e Tobago, no Caribe.
Durante
a decolagem, por volta das 3h30, o avião estava sob o comando do
copiloto. Ainda sem muita experiência, ele era orientado pelo piloto,
sentado ao lado. Problemas com os motores durante o procedimento de
decolagem fizeram a aeronave ficar descontrolada e perder altitude
rapidamente. Depois de abrir uma clareira de 400 metros pelo
arvoredo, o avião foi se despedaçando e acabou batendo em um aclive do
terreno, onde explodiu. O acidente ocorreu na área do Sítio da Lagoa,
nas imediações do Cemitério dos Alemães, no bairro Friburgo.
Cargas marcam retomada no cenário nacional
No início da década de 80, a Infraero passou a ser responsável pela
administração geral de Viracopos, após assumir o seu terminal de cargas.
Com a inauguração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em
Guarulhos, em 1985, Viracopos perdeu a maioria dos seus voos e teve sua
movimentação operacional reduzida drasticamente. A retomada veio em 1992
com um segmento até então pouco significativo no aeroporto: a
movimentação de carga internacional.
Com a abertura dos mercados financeiros e a instalação de empresas de tecnologia de ponta na região de Campinas, a movimentação das importações por Viracopos passou a apresentar recordes sucessivos em tonelagem de mercadorias.
Com isso, ainda em 1995, a Infraero voltou a investir no sítio aeroportuário campineiro. Entre 1995 e 2008, foram mais de R$ 300 milhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia que beneficiaram os segmentos de carga e passageiros. Foi construído um novo terminal de carga, nova torre de controle — uma das maiores do Brasil — e o terminal de passageiros foi triplicado e modernizado.
Com a abertura dos mercados financeiros e a instalação de empresas de tecnologia de ponta na região de Campinas, a movimentação das importações por Viracopos passou a apresentar recordes sucessivos em tonelagem de mercadorias.
Com isso, ainda em 1995, a Infraero voltou a investir no sítio aeroportuário campineiro. Entre 1995 e 2008, foram mais de R$ 300 milhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia que beneficiaram os segmentos de carga e passageiros. Foi construído um novo terminal de carga, nova torre de controle — uma das maiores do Brasil — e o terminal de passageiros foi triplicado e modernizado.
Nova torre de Viracopos - construída em 2000 |
Consórcio Aeroportos Brasil
Viracopos hoje em dia:
Atualmente, o 2º maior aeroporto de cargas do Brasil fica atrás somente do aeroporto de guarulhos,
eleito ano passado o melhor aeroporto do Brasil, em janeiro deste ano
foi eleito novamente o melhor do país, em Abril após novas pesquisas ficou em 2º melhor perdendo apenas para Guararapes - Recife.
Viracopos está em uma mega expansão, no ano passado já construiu uma nova pista e um novo terminal internacional de paxs para as delegações técnicas e jogadores para a copa, a nova e construção também contribui muito para o desenvolvimento turístico no município e região.
Atual hub da Azul linhas aéreas é também o hub cargueiro da Tam cargo, viracopos conta com voos diários domésticos operados por: Azul, Tam, Gol. Voos internacionais operados por: America Airlines, Copa Airlines,Tap Portugal, e mais de 13 cargueiras como Cargolux, Fedex, Lufthansa Cargo, Atlas Air, Cargolux Itália, Lanco, Lan Cargo, MasAir, Martnair, Avianca Cargo, ABSA Cargo Airline, Emirates SkyCargo, United Parcel, etc.
Confira a reportagem abaixo de forma resumida, completa e cheia de curiosidades, feita por alunos do último ano de jornalismo da Puc Campinas:
Fontes e Referências:
http://www.viracopos.com.br/noticias/viracopos/viracopos-50-anos-decreto-de-1946-deu-impulso-ao-futuro-aeroporto
Portal - ANAC
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/fotos/2014/11/confira-historia-do-aeroporto-internacional-de-viracopos-em-imagens.html#F1404168
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Internacional_de_Viracopos/Campinas
https://www.youtube.com/watch?v=wgZCRlM4rKc
Bela matéria, faz uma nova matéria atualizada com os dias antigos e atuais, e coloca porque se chama Viracopos, vai ficar bem lega,
ResponderExcluirCOMO CHEGAR NO AEROPORTO DE VIRACOPOS – CAMPINAS
ResponderExcluirO Aeroporto de Viracopos – Campinas – SP fica a apenas 91 km do centro da cidade de São Paulo e é uma das boas opções em voos para o interior, além de muitos outros destinos interestaduais e internacionais. A empresa CHM TRANSPORTES, oferece serviços de Transporte de Transfer e Traslados para os aeroportos de São Paulo e todas as cidade do estado de São Paulo, e algumas cidades de outros estados, com carros sedans e vans executivas.