O Palácio
"Palácio dos Jequitibás" é o nome do edifício no qual se localiza a prefeitura de Campinas, abrigando o gabinete do prefeito (em seu quarto andar), algumas repartições de secretarias municipais, até 2005 abrigou no seu térreo e primeiro piso da ala esquerda o plenário e os gabinetes da Câmara Municipal de Campinas , cujo processo de transferência para imóvel próprio no bairro Ponte Preta foi concluído em 2006. É também conhecido por Paço Municipal ou simplesmente Paço.
História
O Palácio dos Jequitibás teve suas obras iniciadas em 15 de outubro de 1965, e concluídas em outubro de 1972, inaugurado há aproximadamente 40 anos. Ao longo desse período, o prédio tem suas instalações modernizadas e adequadas às inúmeras demandas, balizadas sempre nos padrões de respeito aos limites físicos, segurança, e características estéticas que o definem como um marco da cidade de Campinas.
O edifício é definido por um conjunto horizontal que abriga um pavimento de subsolo, térreo e segundo andar, compondo com uma torre vertical formada por 17 pavimentos dos quais 15, apresentam "estrutura tipificada", indo do 5º ao 19º andares. Cada pavimento dispõe de 895m² de área real habitável (53,60m x 16,70m), diferenciadas entre si, apenas pela disposição dos sanitários internos.
O Paço Municipal de Campinas teve sua arquitetura concebida principalmente nos pavimentos tipo, para receber iluminação natural e ventilação cruzada, com o uso adequado das janelas e brises soleil de alumínio que facilitam e controlam a circulação de ar natural, garantindo assim, um bom nível de conforto em cada local ou pavimento.
Com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área, abriga vinte Secretarias Municipais, seus respectivos Departamentos e Setores, totalizando por volta de 1.400 funcionários, além dos munícipes que vêm diariamente em busca de atendimento para resolver assuntos de ordem tributária, aprovação de projetos, etc.
A direita, a escola Carlos Gomes e mais a esquerda um conjunto de árvores e que daria lugar ao hoje Paço Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário